Semana MAIS CIÊNCIA

Semana Mais Ciência – 6 a 10 março 2017
Aprendizagem, motivação e cidadania

A Semana Mais Ciência, evento promovido pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, que decorreu de 6 a 10 de março de 2017, contou com um conjunto diversificado de atividades dinamizadas pelas três secções do departamento.
A secção de Matemática dinamizou uma mostra de Jogos Matemáticos: Ouri, Cães e Gatos, Hex, Xadrez, Damas, entre outros. Para além da experimentação dos jogos, os alunos foram convidados a construir origamis, puzzles tridimensionais e a resolver difíceis quebra-cabeças. Estas atividades despertaram um grande entusiasmo e curiosidade por parte dos alunos. À semelhança dos anos letivos anteriores, realizou-se a competição interturmas de cálculo mental SuperTmatik em que participaram cinquenta e um alunos dos 2.º e 3.º ciclos.
Após o calendário da Semana Mais Ciência, realizou-se a competição internacional Canguru Matemático 2017, abrangendo todas as turmas dos 2.º e 3.º ciclos, num total de trinta e oito alunos. Esta competição realizou-se, também, em duas turmas dos 3.º e 4.º anos da Escola EB1 do Carrascal, envolvendo um total de quarenta e dois alunos.
Na disciplina de Ciências Naturais do 7.ºano realizou-se a atividade Oficinas Science Hands-on (GEOLAB) e uma exposição, no bar dos alunos, de maquetas dos modelos geoquímico e geofísico da estrutura interna da Terra, criadas por alunos do 7.ºC; as turmas dos 7.ºA e 7.ºB participaram na recriação de um ambiente da Era Mesozoica e na construção de uma maqueta alusiva às etapas da história da Terra.
Na disciplina de Ciências Naturais do 8.ºano foram realizadas as seguintes atividades no bar dos alunos: exposição de trabalhos “Caça fotográfica aos líquenes da escola”; atividade experimental (fotossíntese da elódea); observações ao microscópio (células de elódea) e à lupa binocular (líquenes e bolores).   
Na disciplina de Ciências Naturais do 9.ºano, as turmas C e E dinamizaram a atividade experimental “Avaliação da condição física”, em articulação com o PPES, e foram expostos trabalhos elaborados pelos alunos. Os alunos participaram com agrado e empenho nas atividades, tendo a comunidade colaborado com agrado nesta iniciativa.
Durante a semana, a secção de Físico-Química dinamizou a atividade Olimpíadas da Química que contou com a participação dos alunos dos 8.º e 9.ºanos, sendo este evento de crucial importância para a formação académica dos alunos.
A semana culminou com a realização do Peddy-Paper intitulado Ciência Divertida, em articulação com o Clube do Ambiente, destinado aos alunos do 5.ºano de escolaridade. Foi com alguma Matemática, Biologia e Geologia, e muita animação, entre o bar dos alunos, a biblioteca e o jardim da escola que os alunos puderam mostrar que o desafio “I LIKE MAT” será sempre uma boa escolha, tal como a dança no final da atividade, como momento de relaxamento e convívio.    
Durante a semana também foram proporcionadas aos alunos atividades lúdicas ou desafios, na sala de aula, alguns dos quais com recurso às tecnologias digitais.  

Todas as atividades contribuíram para os objetivos gerais definidos no Plano Anual de Atividades, sendo  de realçar a promoção de aprendizagens interdisciplinares em contextos educativos mais informais, a motivação dos alunos para novos desafios e a importância destas atividades para o desenvolvimento da cidadania na comunidade educativa.    

Sem comentários:

Enviar um comentário